sábado, 19 de setembro de 2009



YOGA e ECOLOGIA

O Yoga lida com as forças da natureza, as quais não são apenas energias materiais, mas poderes da consciência.

Esse "lidar" com a natureza se dá tanto no nível interno quanto externo. Internamente, precisamos equilibrar as forças da nossa própria natureza como, corpo, mente, respiração e espírito.

Externamente, precisamos nos harmonizar com o mundo da natureza e com o Espírito Cósmico por trás dele. Cada um de nós é uma manifestação de todo o universo e apenas quando descobrimos o universo dentro de nós, podemos realmente entender nosso propósito na vida.

O Yoga define esse "lidar" com as forças da natureza de acordo com vários fatores, como os cinco elementos, os sete chakras e os diferentes deuses e deusas, os quais, eles próprios, refletem os poderes da natureza, desde a sexualidade até o poder da consciência em si. A nossa natureza mais elevada, o Eu verdadeiro que é uno com o Ser Cósmico ou Brahman, é o objetivo e foco desse processo.

O Yoga, tradicionalmente, era praticado em retiro na natureza, nas montanhas e florestas ou à beira dos rios e do mar. Estudantes de Yoga cultivavam jardins, tomavam conta dos rebanhos e aprendiam como viver na selva. Isso estava integrado em suas práticas e permitia que a força natural do Yoga crescesse dentro deles, como parte das suas vidas diárias.

No entanto, a conexão do Yoga com a natureza e sua preocupação com o meio ambiente é facilmente obscurecida, senão perdida, no movimento do Yoga moderno e sua orientação urbana e comercial. Esse Yoga da natureza é difícil de se adequar ao nosso estilo de vida moderno apressado, no qual se tem pouco tempo ou espaço para que algo sagrado se desdobre no seu próprio ritmo, apesar deste ser o real movimento do Yoga.

Porém, no contexto da corrente crise global, a preocupação do Yoga com a natureza é mais relevante do que nunca. É um fator crucial para o futuro do planeta e da nossa espécie. O Yoga da natureza não significa fazer todo mundo praticar ásanas (posturas), mas levar um caminho yogue de integração à maneira como vivemos, equilibrando o externo e o interno, natureza e espírito, a um nível planetário.

O Yoga é um caminho para utilizarmos os poderes secretos da natureza em nós e manifestarmos nossos próprios potenciais naturais latentes para uma maior consciência. Isso requer uma profunda conexão com o mundo da natureza no corpo, na mente e no coração. Não pode ser feito mecanicamente ou em massa, nem numa franquia. Requer uma orientação individual ao mundo, o qual não é apenas a sociedade humana, mas tudo o que existe.


O texto acima foi editado e adaptado do original escrito pelo yogi David Frawley, traduzido por Tales Nunes e publicado no Cadernos de Yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário