“- Ah! Se pudéssemos ao menos adquirir sabedoria – exclamou Servo. – Se existisse ao menos um ensinamento em que pudéssemos acreditar! Todas as coisas se contradizem, passam ao lado umas das outras sem se tocar, e em parte alguma existe a certeza. A tudo se pode conferir um dado significado ou o significado contrário. Podemos apresentar a história universal como um processo de evolução e progresso, e considerá-la ao mesmo tempo decadência e absurdo. Não existe a verdade? Não existe um ensinamento genuíno e válido?
O Mestre nunca o ouvira falar com tanta veemência. Deu mais uns passos e depois disse:
- Existe a verdade, meu caro! Mas o “ensinamento” que desejas, absoluto, perfeito, o único ensino que conduz à sabedoria, esse não existe. Tu não deves aspirar a um ensinamento perfeito, meu amigo, mas ao aperfeiçoamento de ti próprio. A divindade está dentro de ti e não em conceitos e livros. A verdade é vivida e não ensinada teoricamente. Prepara-te para as lutas, José Servo, estou vendo que elas já principiaram.”
(Hermann Hesse, em "Os Jogos das Contas de Vidro")
Nenhum comentário:
Postar um comentário