sexta-feira, 20 de julho de 2012

"Yoga é libertação"




"Falar que yoga é libertação, se você não entende de que você está se libertando nem como você vai se libertar, é usar um chavão. E não adianta você só recitar escrituras de memória... essa não é a função das escrituras. Decorar a Bhagavad Gita não vai te libertar, não é decoreba. Isso também é um problema... as pessoas decorando textos e achando que aquilo que está lá é uma fórmula, e não é. São elementos e ferramentas para acordar sua consciência. Esse é o ponto chave do trabalho do yoga, e há muitos caminhos diferentes para fazer isso: hatha yoga, raja yoga, bhakti yoga, mantra yoga, karma yoga... Há várias maneiras de você entender (do que você está se libertando) e fazer esse processo (como você vai se libertar). Particularmente, estamos falando do Hatha.

Hatha Yoga é usar todo o conjunto de corpo físico, energético e mental para você se libertar. Nós estamos presos, em realidade, não na deficiência do nosso corpo. Nosso corpo não é deficiente, os hatha yogues, em linhas tântricas falam que o universo inteiro está no nosso corpo. Os nossos 5 corpos (físico, energético, mental, sabedoria e bem aventurança - veja mais aqui sobre os 5 corpos) são a possibilidade de termos a conexão com o universo inteiro. O que é deficiente, é a nossa capacidade de usar e conectar cada um desses corpos. 

É preciso parar, reconhecer, reconectar. 

Libertar-se, em termos de Hatha Yoga é isso, mas existem outros caminhos tão válidos e tão ricos quanto.”
(Claudio Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário