quarta-feira, 23 de novembro de 2011

o aluno.

... eu tenho certeza que escolhi a profissão certa. Não tem nada no mundo que me deixe mais feliz do que saber que aos poucos, meus alunos estão levando vidas mais plenas e felizes, e que as práticas e o yoga fazem parte desse processo.
Ser professora me faz conhecer um pouco mais as pessoas, e isso me ajuda imensamente na minha própria prática.
Tenho um aluno muito especial, em quem eu vejo um enorme potencial, e cuja energia é incrível e contagiante, perto dele eu me sinto inexplicavelmente muito, muito bem, como se ja nos conhecessemos ha muitos anos... mas ele está passando por um momento pessoal delicado, o que tem feito dele um cara cabisbaixo, de ombros arqueados pra frente, carregando um peso que parece que não aguenta mais. Como eu já passei pela mesmíssima situação, sei o quão difícil a vida as vezes pode parecer... e como nos sentimos paralisados diante de questões que parecem não ter nenhuma solução possível...
Nas horas que as coisas apertam e que a prática começa a remexer nas emoções que estão presas, a primeira coisa que fazemos é começar a nos sabotar... e faltar as aulas, e arrumar desculpas pra não praticar. Isso é normal, pois nosso ego está com medo. Medo de sair da zona de conforto que aquele estado de sofrimento e indecisão nos dá. Sem dúvida é mais fácil ficar parado no mesmo lugar, do que se movimentar e fazer força pra modificar as coisas. E o yoga não deixa nada acomodado... a prática nos coloca frente a frente com nossas dificuldades e limitações, e nos faz enfrentar aquilo que está nos impedindo de ter prazer na nossa própria vida. Sim, porque viver em yoga é ter prazer em ser quem você é! E não é isso que todos nós queremos? Ser exatamente quem somos? Mas pra isso, é preciso coragem para deixar de ser aquilo que não se quer ser, ou que não se é mais... e é aí que o bicho pega!

Escutei essa música e pensei nesse aluno na mesma hora, pois é uma música que deixa qualquer pessoa cheia de esperança e sonhos... ele nunca olha os emails dele, mas fica aqui meu recado:

Sobre o problema dele, espero que ele encontre dentro dele mesmo a resposta mais verdadeira para o que ele realmente quer, e que tenha coragem para ser muito feliz!






"Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída"
Mahatma Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário